terça-feira, 29 de novembro de 2011

DOMINGO DE FLORES: begonia


Begónia-cerosa, begónia-de-cera, begónia-de-jardim e begónia 'nightlife red" são alguns dos nomes comuns desta planta que pertencendo à família das Begoniaceae, penso eu, se trata de um exemplar que se enquadra no ramo das variedades fibrosas de begónias e pertence ao grupo Semperflorens Cultorum, julgando eu que a designação científica mais correta será Begonia 'Nightlife Red'(Semperflorens Cultorum Group, NIGHTLIFE SERIES).



Seja como for, as begónias são plantas perenes, delicadas e suculentas, originárias do Brasil, onde "saíram" dos vasos para invadir (gentilmente) os nossos jardins.

Actualmente existe uma grande variedade de flores brancas, rosas e vermelhas e folhas verdes e avermelhadas, o que torna esta espécie numa das mais floríferas (e rústicas) e pode compor desde maciços a bordaduras (vasos, jardineiras, ...), durante todo o ano. e geralmente são (devem ser) cultivadas a pleno sol ou a meia-sombra, com substrato rico em matéria orgânica e com regas regulares.


O interesse paisagístico desta planta está, em primeiro lugar, nas suas folhas, de forma reniforme e muito coloridas, o que as torna em preferenciais candidatos para canteiros sombreados (onde normalmente as espécies mais apropriadas têm folhagem verde-escura). Em segundo lugar estão as suas flores, diminutas, ornamentadas por brácteas brancas ou coloridas, que se tornam seu principal atractivo.




Nota:. A partir desta data o desafio macroVEGETAL será MENSAL e lançado em simultâneo no blogue e na página do facebook (http://www.facebook.com/profile.php?id=100000315379764).

Quero ainda registar aqui o meu agradecimento ao MFC, do blogue pé-de-meia, que foi o único a deixar um comentário neste desafio. Obrigado pelo interesse!

E à Sara, que revela nos comentários um nome comum muito adequado a estas plantas: Miminhos! (obrigado Sara, este eu não conhecia!).



-
Fotos: F.Reis(c)2011
Locais: Bendafé, Porto-de-Mós
-

begónias na rede:

. www.learn2grow.com
. www.florifacts.umn.edu
. www.missouribotanicalgarden.org
. pt.wikipedia.org

2 comentários:

Sara disse...

Sabe como as chamo (porque assim me ensinaram)? Miminhos. É verdade :) E continuarei a chamar-lhes assim, porque gosto. Mas agora direi: "São miminhos, também conhecidas como begónias" :)))
Um abraço.

Reis disse...

Adorei saber esse nome comum (muito incomum e muito pessoal).

De facto são uns verdadeiros "miminhos" estas plantas.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS