quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DOMINGO DE FLORES: hortênsia




Hortência, Rosa-do-Japão e Hidrângea são outros nomes comuns pelos quais é designada a Hydrangea macrophylla L., uma planta de folhas largas da família Hydrangeaceae, originária da Ásia, mais especificamente China e Japão. Entre nós é uma "imagem de marca" dos Açores, onde é uma atração para turistas mas é considerada uma invasora, perigosa para a flora nativa.


E se a designação de "rosa-do-japão" nos recorda a sua origem, a designação Hydrangea significa "bebedouro de água", "macrophylla" lembra-nos precisamente a sua folha grande e larga, sendo que a designação "hortênsia" foi, uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII (Hortense Lepante), que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da hortênsia na Europa.


É um arbusto de ciclo de vida perene que pode chegar a 1,5 m de altura com folhas ovaladas, de cor verde-clara, duras e com bordas dentadas, que caiem no Outono.


A floração ocorre na Primavera e Verão com as inflorescências agrupadas em bouquets arredondados, contendo grande número de flores que podem ter uma coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. Mas nem tudo o que parece, efectivamente, é.

No caso desta planta as lindas flores coloridas são de facto lindas falsas pétalas modificadas.

Paisagisticamente é uma planta muito "plástica", adaptando-se a diferentes contextos (interiores e exteriores) e tem o seu interesse muito centrado quer na forma e cor das suas folhas, quer nas suas flores. A sua rusticidade também é um aspecto a ter em conta, uma vez que exige poucos cuidados, quer esteja implantada em solos ácidos (que prefere), quer esteja em solos alcalinos.


E é precisamente o pH do solo que dita a cor das suas flores: solos ácidos produzem flores mais ou menos azuladas, enquanto solos alcalinos originam variedades mais ou menos rosadas.


E mesmo no fim da sua "vida" ainda podemos encontrar aspectos belos, para admirar esta planta.




-
Nota:. acertaram em cheio no desafio macroVEGETAL#6 a LIS, a MONTSE e o MFC. A eles, o meu obrigado por participarem e manterem vivo este espaço.


-
Fotos: F.Reis(c)2011
Locais: Vila Real, Chaves, Bendafé e Coimbra
Texto: adaptado de várias fontes

Hortênsias na rede:

WIKIPEDIA
PLANTAS ORNAMENTAIS
PLANTASONYA
UNIVERSO DAS FLORES
DIVAGAR SOBRE TUDO UM POUCO

5 comentários:

mfc disse...

Belíssimas imagens!
Não me esqueço de uma réstia de hidranjas que faziam a separação do coradouro para o jardim na casa da minha avó!!
Eram lindas... azuis!

MA FERREIRA disse...

Que flores lindas!!!

Viva a primavera!!

bj

Montse disse...

Gracias a tí, Fernando, por hacer estos juegos tan divertidos y además mostrarnos estas preciosas fotografías ¡qué bonitas están las hortensias!

Un abrazo.

lis disse...

Estou ficando craque Fernando rs
ou será voce que está maneirando com plantas mais tropicais?
aqui temos muitos jardins com hortênsias, especialmente em lugares mais frios .
Lindas demais!
Obrigada e até

Sara disse...

Absolutamente lindas!
Uma vizinha tinha por aqui hortências de um azul tão forte, que imedatamente me inspiravam pensamentos pecaminosos, associados a furto e fuga :)))
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS