sexta-feira, 23 de março de 2012

DOMINGO DE FLORES

-

FOLHADO ... era a resposta acertada ao desafio macroVEGETAL#13


[acertaram na resposta a Montse e a Lisete Costa. Contribuíram ainda para o desafio, o João Menéres, a Maria, a Maria Lúcia e o MFC. A todos o meu OBRIGADO sincero]




Folhado-comum e milfolhado (ou, em Espanha, durillo, duraznillo, durazno, barbahija, barbadija, laurel de Alejandría, laurel de poetas, laurel salvaje, lila del campo, sauquillo, laurentino, laurentina, tino, etc. - gracias Montse) são outros dos nomes comuns do Viburnum tinus L., uma arbustiva da família das Adoxaceae, endémica na Região Mediterrânea ocidental: Sul da Europa, Norte de África e Ilhas atlânticas, que tem por habitat preferencial matagais e áreas ripícolas.


Espontâneo em climas mediterrânicos, tanto aceita os solos ácidos como básicos, com preferência por solos ligeiros, frescos e ricos em húmus. Suporta um certo ensombramento em galerias ribeirinhas e matas frescas e sombrias.

Tem um crescimento rápido (que pode alcançar até uns 6 a 7m de altura, com uma copa densa e arredondada) em jovem, abrandando com a idade (pode facilmente ultrapassar os 40 anos), sendo bastante tolerante à poda com uma regeneração rápida, mesmo dos ramos mais velhos.


As folhas, perenes e verdejantes, podem persistir de 2 a 3 anos, distribuídas em pares opostos, com 4 a 10 cm de largura e e 2 a 4 cm de comprimento com bordas inteiras. Devido à cor das folhas, o folhado, pode ser confundido com o loureiro (Laurus nobilis L.), com o qual não partilha o característico cheiro.


As flores são brancas produzindo-se uma floração abundante de Janeiro a Junho, aparecendo primeiro os botões rosados e, depois as pequenas flores branco-nacaradas. Hermafroditas, as flores apresentam cinco estames alternados com 5 pétalas, reunidas em cimeiras corimbiformes de 5 a 10 cm de diâmetro. O fruto é uma drupa de coloração azul escuro a preto com 5 a 7 mm de comprimento.

Paisagisticamente o seu interesse reside precisamente no facto de ser perene e de ter uma floração (do Outono até à Primavera) densa, com uma coloração que, dos tons rosados, se transforma em bouquets de cor branca, persistindo na mesma planta vários tons interessantes. É uma das espécies cultivadas extensivamente na Europa ocidental (e norte da América do Norte) como planta ornamental.


O facto de ser uma das plantas resistentes à poluição urbana e de suportar relativamente bem as diferentes operações (podas) são outros factores a ter em conta. A planta tem um rápido crescimento quando vive nas condições ideais, como Invernos temperados, tal como se verificou este ano.


É um arbusto com um comportamento "plástico" em relação à composição, podendo ser tanto o "rei" de um canteiro ou do recanto de um jardim como formar um maciço ou uma sebe diferente e muito florida, sem esquecer que pode igualmente ser apresentado simplesmente em vaso.


Como curiosidades dizem-nos os antigos que os seus frutos eram usados como purgante e as folhas, muito amargas, em infusão, eram usadas como febrífugo (para o combate à febre).




BONS DOMINGOS FLORIDOS (aproveitem e espevitem os sentidos com todas as cores, todos os sons e todos cheiros que andam já à solta. Eu, por mim, vou aproveitar e andar uns dias espalhado por aí ... ).



-
Fotos: F.Reis(c)2012
Locais: Vila Real, Chaves, Condeixa-a-Nova, Fátima e Bendafé
Texto: adaptado de vários autores
-


folhados na rede:
pt.wikipedia.org
arvoresdeportugal.free.fr
www.jardineiro.net
www.jb.utad.pt/pt/herbario e www.jb.utad.pt/pt/jardins
www.florestar.net
www.cgd.pt
naturdata.com
www.drapc.min-agricultura.pt
www.florcerta.com
ww.rainyside.com
botanicmontserrat.blogspot.com, AQUI e AQUI
-

2 comentários:

mfc disse...

É um arbusto bem variado e lindo!
Um abraço amigo.

Montse disse...

Es tan bonito como resistente este arbusto, el mío ya tiene las flores bien abiertas y luce precioso, claro que el buen tiempo ha ayudado.
Un artículo muy completo y unas fotos muy variadas en donde se puede ver toda la evolución, cuando están por abrir en ese tono rosado me gusta mucho.
Un abrazo y feliz domingo, Fernando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OS 7 MAIS LIDOS